sexta-feira, 18 de novembro de 2005


RENCTAS alerta sobre o risco biológico
(trecho de matéria do Informativo Especial RENCTAS - Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres)

Brasília – 18/11/05 – Em manifestação realizada na manhã de ontem, na rampa de acesso da Câmara Federal, a Renctas divulgou o seu primeiro alerta sobre risco biológico no país. Uma centena de crianças vestindo camisas com o símbolo da ameaça biológica entregaram aos parlamentares um documento da Renctas com diversas sugestões ao governo federal para prevenir o risco da Gripe Aviária e outras zoonoses no país.
Segundo o Coordenador Geral da Renctas, Dener Giovanini, “o objetivo da Renctas é alertar a sociedade sobre o risco de se comprar um animal silvestre ilegalmente, pois o mesmo não passa por nenhum tipo de controle sanitário, podendo assim transmitir diversas doenças ao ser humano e causar graves riscos à saúde pública”.
Além das crianças, a apresentação da atriz circense Manuela Castelo Branco, com enormes pernas de pau e vestida com uma roupa representando a morte, chamou a atenção. A performance incluía ainda efeitos de fumaça e canções medievais.
O alerta da Renctas foi encaminhado ao governo federal através do Ministério do Meio ambiente e pode ser consultado no site da organização:
www.renctas.org.br

4 comentários:

Anônimo disse...

Não tive conhecimento que a imprensa tenha noticiado sobre a manifestação. Talvez, se tivesse acontecido em outro país...

Angela Ursa disse...

Oi, Daia! Infelizmente, esse tipo de manifestação tem pouca divulgação mesmo pela mídia. Beijos!

Lia Noronha disse...

Ursa: essa mobilização é sempre positiva...porque mostra que algumas pessoas estão se esforçando por melhoras para o nosso país.Mas deveria ser algo mais divulgado mesmo!

Bom sábado e beijos bem carinhosas.

Angela Ursa disse...

Lia, o que eu achei importante nessa manifestação foi a presença das crianças, desde cedo se conscientizando da importância do cuidado com a fauna e todo o meio ambiente. Beijos!