quinta-feira, 15 de dezembro de 2005


Super aparato policial expulsa povo Guarani Kaiowá
(Fonte: site do CIMI. Informação dada pelo amigo Florêncio, do blog Indígena Sim! )

PF arma operação de guerra contra mulheres, crianças e idosos. Jornalistas estrangeiros são detidos durante ação.

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, um batalhão da Polícia Federal, contando com duzentos homens armados com bomba de gás lacrimogênio e escopetas de bala de borracha, helicóptero, três ônibus, oito viaturas policiais, estava pronto para expulsar o povo Guarani Kaiowá de sua terra, Ñande Ru Marangatu, homologada pelo presidente Lula em Março deste ano.
Em um clima que misturava tristeza, revolta e apreensão, lideranças Guarani Kaiowá permaneciam em sua terra fazendo rituais com o propósito de resistir através da não-violência.
Revoltados, os adultos discursavam por Justiça para os policiais, à frente deles dezenas de crianças sustentam cartazes onde era possível ler, “enquanto os senhores ministros, juízes e policiais estão preparando o melhor Natal para os seus filhos, nós estamos sendo colocados nas ruas”.
Os guarani Kaiowá foram expulsos por volta das dez e meia da manhã. Na retirada um helicóptero fez uma série de rasantes para assustar as pessoas que permaneciam no local. Ninguém foi ferido fisicamente durante a operação.
Dois jornalistas, Petra Spreij e Jefrim Rophuizen, de uma equipe da televisão educativa LLink da Holanda foram detidos pela Polícia Federal detida quando faziam seu trabalho de cobertura.
As famílias despejadas foram deslocadas para beira da estrada e permanecem sem destino certo.

Nenhum comentário: