sábado, 28 de janeiro de 2006

(Fonte da imagem)

Beija-flor Brilho-de-fogo/Crimsom Topaz (Topaza pella) (Fonte)
Um dos maiores beija-flores da Amazônia. Macho maior e de colorido vistoso. Vive só ou em pares. Forrageia em arbustos: néctar e insetos. Habita a beira da mata, capoeiras abertas cortadas por veios de água corrente. Foto: Robson Czaban.
Para ouvir o canto desse pássaro, CLIQUE AQUI.

7 comentários:

Matilda Penna disse...

Lindo, adorei ouvir o canto, um zumbidinho lindo, um pio delicado, adoro beija-flores.
Bom fim de semana, :).

Daia disse...

Oi, amiga.
Você tem acompanhado os acontecimentos com o índios das tribos Tupinikim e Guarani aqui no ES? Eles estão sendo despejados por medida judicial em favor da Aracruz Celulose. O site www.seculodiario.com.br tem um artigo "A luta dos índios por suas terras" que faz um histórico dos fatos. Hoje, a FUNAI reconheceu que as terras disputadas pela empresa pertencem aos índios.

Angela Ursa disse...

Nanbiquara, eu também adoro beija-flores. Esse da Amazônia, super colorido, é lindo!! Beijos!

Daia, muito obrigada pelo link do site! Eu tenho acompanhado algumas notícias sobre os Tupinikim e a Aracruz na Lista de Literatura Indígena. Atualmente, só tem havido mesmo desrespeito aos índios e expulsão de suas terras. Quando é que isso vai parar?! Beijos da Ursa

Lucinéia, para o íntimos disse...

Oi, Angela. Que passarinho lindo! piu-piu-piu
Beijo

Angela Ursa disse...

Luciane, ele é lindo mesmo! O colorido das penas dele tem um brilho especial. Beijos da Ursa :))

Alba Regina disse...

angela, o nome dado a ele é perfeito pq realmente parece fogo. agora, como a natureza é perfeita não? nenhum canto é igual a outro não é assim? beijo querida.

Anônimo disse...

Bem que este beija-flor poderia dar o ar da graça em meu jardim.Aqui encontraria o néctar para afinar seu discreto canto.