sábado, 7 de janeiro de 2006

II JOGOS ESCOLARES PANKARARU
(Fonte: site Índios On line)
O II Jogos Escolares Indígenas Pankararu, que este ano foram realizados nos dias 19 e 20 de Dezembro, nas aldeias Brejos dos Padres e Saco dos Barros, tiveram presentes cerca de duzentos e cinqüenta alunos e trinta professores das Escolas Indígenas Pankararu.Os Jogos Escolares Indígenas Pankararu foram realizados pela COEP – Central de Organização das Escolas Pankararu e pelos alunos das escolas Pankararu.
Foram idealizados e coordenados pelo professor de Educação Física Diferenciada Pankararu Alexandre dos Santos, com a intenção de, através do esporte e as manifestações culturais do povo, preservar a cultura e valorizar a identidade étnica fortalecendo os jovens alunos Pankararu em suas tradições e ritos. Os jogos escolares tiveram modalidades esportivas tradicionais Pankararu como, 1) Luta dos Guerreiros Pankararu, 2) Bate Gancho, 3) Puxada do Cipó, 4) Arremesso de Lança e 5) Arco e Flecha, bem como as modalidades não tradicionais: Futebol de Campo, Futebol de Salão, Corrida de 100m e Corrida de 2.000m, todas as modalidades com exceção da Luta dos Guerreiros Pankararu e Bate Gancho, tiveram a participação de índias e índios.

6 comentários:

luciane disse...

Ângela, reparei nos nomes estranhos das aldeias: Brejo dos Padres e Saco dos Barros.
Legal que as crianças têm oportunidade de conhecer e valorizar esses jogos. Ótima iniciativa.
Beijo

Diana disse...

Olá D. Ursa......

Meus açucares...isso ali em cima é um indio???????????
Se for...to correndo pra tribo dele.....
rsss....
Saudade de vc,......daqui.....
Bjs.....

Matilda Penna disse...

Linda foto!
Beijos, :).

Elcio Domingues disse...

Orgulho-me de nosso povo indígena, infelizmente tão desrespeitado.

Atualizei.

Bjs!

Elcio.

Jôka P. disse...

URSA,
esses jogos mantém vivas as tradições esportivas indígenas.
E esse índio da foto poderia trabalhar na Globo.
:)
Bjs,
JÔKA P.
Pulando na praia...

Angela Ursa disse...

Luciane, Elcio e Nanbiquara, realmente os jogos escolares indígenas são muito importantes para a divulgação dessa cultura. Beijos da Ursa! :))

Diana, acho que foto é do professor de educação física diferenciada. Realmente, ele é muito bonito :)) Beijos e carinho da Ursa!

Jôka, concordo com você. Ele faria sucesso na Globo. Beijos!