sábado, 18 de fevereiro de 2006

Elefantes estão se "vingando" de destruição do homem, diz estudo (Fonte)
Um estudo de cientistas e biólogos de vários países concluiu que os elefantes estão se "vingando" da raça humana por ter destruído sistematicamente gerações de paquidermes durante décadas.De acordo com os pesquisadores do Amboseli Elephant Research Project, do Quênia, África, que publicaram suas descobertas na revista britânica "New Scientist", os elefantes estão atacando cada vez mais freqüentemente diferentes grupos humanos, como uma forma de "vingança" pelos anos de destruição de gerações de paquidermes promovida pelo homem.Os especialistas informaram que em Uganda, por exemplo, é cada vez maior o número de elefantes que estão bloqueando estradas, destruindo assentamentos e atacando casas, aparentemente sem justificativa ou motivação alguma. No entanto, depois de longas pesquisas foi concluído que, diferentemente do que se imaginava no princípio, os elefantes "têm a habilidade de se lembrarem de momentos traumáticos e se vingarem".Por isso, estariam promovendo represálias contra o homem devido à destruição sistemática de gerações de paquidermes promovida pelos caçadores entre as décadas de 1970 e 1980.Órfãos - Segundo a pesquisa, muitos mamíferos órfãos, cujos ancestrais foram assassinados por caçadores, lembram-se do estresse e do trauma causados por tais matanças e estão se vingando, destruindo assentamentos humanos."Estes animais são muito sensíveis e estão sofrendo uma desordem chamada estresse pós-traumático, que leva a certas ações de vingança ou retaliação", explicou Joyce Poole, diretor da pesquisa."Muitas manadas de elefantes ficaram órfãs, sem mãe nem pai, e os jovens inexperientes se transformaram em um tipo de `elefantes adolescentes delinqüentes`", acrescentou. Para Poole, os paquidermes são suficientemente inteligentes e sensíveis para se lembrarem do que aconteceu no passado "e se vingarem" da dor e destruição causada pelo homem. "Quando um caçador mata uma elefanta-mãe, o faz sem levar em conta a dor que está causando ao resto da família, além de estar estimulando um ciclo de violência", continuou.Ataques - A pesquisa concluiu também que, diante da ausência de elefantes adultos mais experientes, os mais jovens se tornam animais agressivos, que costumam atacar os seres humanos.Richard Lair, pesquisador de elefantes asiáticos do Instituto Nacional de Mamíferos, na Tailândia, declarou que foram registrados problemas semelhantes na Índia, onde as pessoas vivem com medo de ataques mortais desses animais, depois de os terem caçado durante décadas."Em oposição a isso, em áreas onde os elefantes não estiveram em contato com humanos por décadas, mostram-se mais tolerantes e sociáveis. Isso demonstra a agressão que os humanos geralmente provocam e a destruição que geram no mundo natural", acrescentou. (Ansa/ Folha Online)

3 comentários:

Matilda Penna disse...

Nossa, sinistro isso!
Revolta dos bichos, é...
Beijos, :).

Daia disse...

Oi, amiga.
Não é de se estranhar que situações como essas aconteçam. A maldade para com os animais vem de longo tempo. Não vê o que acontece na China, na caça às baleias? E acresça-se, ainda, o desiquilíbrio dos eco-sistemas.
Abraços e bom final de semana.

Angela Ursa disse...

Nanbiquara, eu me lembrei de um livro que contava a história da revolta de uns bichos numa fazenda. Não me lembro o nome desse livro. Beijos!

Daia, os animais não podem mesmo continuar sofrendo quietos. Qualquer animal que é maltratado, um dia se volta contra o seu carrasco. Beijos!