quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006

Polêmica: gasoduto na Amazônia

FT: Petrobras defende gasoduto que corta a Amazônia (Fonte: site BBC Brasil)
O presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, defendeu em entrevista ao jornal britânico Financial Times publicada nesta terça-feira a construção de gasoduto entre Venezuela e Argentina, passando pela Amazônia.
"Gabrielli reconheceu que o projeto enfrentou sérios obstáculos, inclusive considerações de cunho ambiental", além de questões ligadas a finanças, propriedade e regulamentação, "mas caso seja concluído, ele terá 'um enorme impacto sobre a matriz energética da América Latina', possibilitando uma série de atividades dependentes de energia como a produção de aço e de fertilizantes".
De acordo com o artigo do Financial Times, o presidente da Petrobras disse: "As redes de gás são fundamentais (para o crescimento econômico). Veja o que está acontecendo na Ucrânia, na Europa (ocidental) e nos Estados Unidos. O mundo precisa dessas veias".
Segundo o artigo, críticos do projeto para o gasoduto, de 8 mil quilômetros, dizem que ele é motivado mais "por considerações políticas do que comerciais e que, com as distâncias envolvidas, seria mais econômico liquidificar o gás para entrega por navio".

Nenhum comentário: