terça-feira, 14 de fevereiro de 2006

Quadro de Tururi
Material: entrecasca de árvore, chamado de "tururi" Feito por índios: Magüta Outros nomes/grafias: Tikuna, Tukuna Local: Amazonas Peça: Desenho do sobrenatural mawü (à direita) e de um dos mascarados to'ü (à esquerda - a confirmar) (Fonte da imagem: site Iandé)
________________________________
Pensamento Indígena (Fonte: site Iandé )

- "Para nós indígenas, a palavra é de grande valor. É através das histórias contadas pelos mais velhos que mantemos viva a nossa identidade e firme a memória da nossa história, o uso e o cuidado com a nossa terra sagrada. Mas, descobrimos nesses 500 anos de colonização que para os não-índios a palavra não vale nada." (Carta do Ororubá; IV Assembléia Geral do povo Xukuru do Ororubá)
- "Queremos que a floresta permaneça silenciosa, que o céu continue claro, que a escuridão da noite caia realmente e que se possam ver as estrelas. As terras dos brancos estão contaminadas, estão cobertas de uma fumaça-epidemia xawara que se estendeu muito alto no peito do céu. Essa fumaça se dirige para nós, mas ainda não chega lá, pois o espírito celeste Hutukarari a repele ainda, sem descanso. Acima de nossa floresta o céu ainda é claro, pois não faz muito tempo que os brancos se aproximaram de nós. Mas bem mais tarde, quando eu estiver morto, talvez essa fumaça aumente a ponto de estender a escuridão sobre a terra e de apagar o sol. Os brancos nunca pensam nessas coisas que os xamãs conhecem, é por isso que eles não têm medo. Seu pensamento está cheio de esquecimento. Eles continuam a fixá-lo sem descanso em suas mercadorias, como se fossem suas namoradas." (Davi Yanomami ; pajé e líder do povo Yanomami)
- Sobre o homem branco: "O mundo deles é quadrado, eles moram em casas que parecem caixas, trabalham dentro de outras caixas, e para irem de uma caixa à outra, entram em caixas que andam. Eles vêem tudo separado, porque são o Povo das Caixas...." (frase de um pajé do povo Kaingang, recolhida por Lúcia Fernanda Kaingang)

4 comentários:

Daia disse...

Oh, céus! Essa é uma verdade nua e crua! Poderia até encaixotar uma boa parte (podre)da Humanidade, colocar numa caixa que voa e despachar para o espaço sideral... quem sabe para outro planeta, antes que acabem com este!

Angela Ursa disse...

Daia, confesso que fiquei envergonhada com essa imagem do homem branco como o Povo das Caixas. O pior é que os prédios parecem mesmo com caixas. Beijos!

Jôka P. disse...

O quadro é lindo.
Adoro arte primitiva.
Bjs,
JÔKA P.

Matilda Penna disse...

Uma pintura linda, colorida, vibrante mesmo!
Quanto ao povo das caixas, é a nossa cultura, precisa ser aceita tanto quanto a dele, nem melhor nem pior, apenas diferente. Penso que as diferenças que enriquecem a vida.
Beijos, :).