Peça: Borduna. Material: madeira Feito por índios: Tapirapé. Local: norte do Mato Grosso
Peça: Aljava para guardar pontas de flecha, feita por índios Yanomami. Local: Amazonas.
Armas indígenas (Fonte: site Iandé)
Os índios do Brasil fabricam armas para caçar. Antigamente as armas eram muito usadas também nas guerras entre tribos rivais.
O arco e flecha é a arma mais utilizada entre os índios brasileiros. Existem diferentes tipos de ponta para as flechas, que variam conforme o animal que se deseja caçar.
Algumas etnias preferem a zarabatana, um longo tubo por onde assopram dardos envenenados. Outras etnias, como os índios Kayapó, preferem apenas as bordunas. Um dos nomes pelo qual os Kayapó são conhecidos é "Txukarramãe", que significa "sem flechas" na língua dos índios Juruna, seus vizinhos.
sexta-feira, 3 de março de 2006
Assinar:
Postar comentários (Atom)
7 comentários:
Seus assuntos tambem são todos interessantes. Deve ser um previlégio estar tão dentro da cultura índia.
Bj
Oi, Ursa! É sempre tão bom ouvir esse uirapuru aqui do seu blog cantando.
Borduna? Vi a foto mas não entendi direito. É usado como um cacetete? Deve ser, né?
Beijo pra ti.
Para caçar com arco e flecha o índio pode ficar a uma distância considerável do animal mas, com a borduna, é preciso encarar a presa! Haja coragem!
Acho a zarabatana super interessante, além de achar também o nome superbacana.
A razão da enquete no Alfarrábio é porque eu comecei a ler romances espíritas há pouco tempo e estou adorando. Lia mais os livros de doutrina, mas os romances também ensinam muito...
Angela, ver os teus comentarios me emocionam muito! Minha mae era filha de india e me contava muitas historias sobre seus antepassados. Vejo sempre o teu blog! Beijos do Jonas.
Adorei a borduna e a aljava feita de bambu? Parece bambu.
Txukarramãe que significa sem flechas e eu nunca imaginei isso, :).
Por isso gosto de vir aqui, sempre aprendo muita coisa, seu blog é maravilhoso nisso, mostrar a cultura indígena.
Beijos e ótimo final de semana.
Hugo, obrigada! Eu gosto muito da cultura indígena e de notícias relacionadas às questões indígenas. A maior parte das informações são obtidas por pesquisa na internet, por boletins que recebo por e-mail e uma lista. Beijo da Ursa
Oi, Luciane! Que surpresa! Seja bem-vinda! A borduna equivale mesmo a um cacetete. Beijos florestais!
Daia, é mesmo, caçar com borduna deve exigir mesmo muita coragem. Beijos!
Janaína, a zarabatana já foi adaptada pela nossa cultura nas brincadeiras de criança. Meu irmão mais novo tinha uma feita com um cilindro fininho de metal e usava flechinhas de papel enrolado. Beijos! PS: Boa leitura espírita :))
Olá, Jonas! Fico feliz de saber que a Florsta da Ursa lembra sua querida mãe. Uma vez, o Jôka me contou que tinha uma avó índia. Eu adorei! Você deve conhecer muitas histórias bonitas. Beijos da Ursa :))
Nanbiquara, obrigada pelas suas palavras! Até ontem, eu também não sabia o significado de Txukarramãe ;)) Beijos da Ursa!
Postar um comentário