sábado, 22 de abril de 2006

Macaco Cairara (Cebus Kaaporis) (Foto extraída do site do Globo Repórter)
Macaco Cairara, encontrado apenas na reserva e áreas indígenas adjacentes, ameaçado de extinção; é outro "mico leão dourado" brasileiro, representante exclusivo das ameaças que vem sofrendo toda a Amazônia oriental, a região mais devastada de toda a Amazônia que, além do Maranhão, inclui os estados do Pará e Tocantins, cujo estado atual assemelha-se ao da mata atlântica. (Fonte do texto:
Amazônia Maranhense )

A lenda do Cairara - Pajé obeso
Na tribo dos Bororós havia um pajé muito sábio. O Pajé sofria de uma profunda tristeza, pois era muito gordo e por isso todos o chamavam de cairara. Certo dia, ele descobriu uma erva que os macacos comiam e os conservavam sempre esbeltos e ágeis. Resolveu tomar um chá feito da erva, para ver se ficava esbelto como os macacos. Durante sete dias ingeriu a porção. Ficou esbelto, os cabelos finos se alongaram, as pernas encolheram. Ficou assustado quando viu que até um rabo começou a aparecer. Parou de beber a droga, mas a transformação continuou. Hoje o cairara é uma espécie de macaco fino, inteligente e engenhoso que vive nas matas da Amazônia.

2 comentários:

spersivo disse...

Ursa,
Este chá seria uma beleza para um bocado de gente que, como macaco seria bem mais humano. Seu blog está cada vez mais bonito e melhor. Gostei muito de saber do doutorado da Pankararu. Embora reconhecendo que os indios tem que ter um tratamento diferenciado, pois nem todos terão sequer um décimo da condição dela de chegar a tal nível me parece muito ruim a política de tratar o indígena como se não fosse um ser inteligente e capaz, embora, sob as nossas leis, não se possa igualar todos em termos de cidadania, porém sou contra o tutelamento e a isolá-los. Bom fim de semana. S.

Saramar disse...

Angela Ursa, boa noite

Adorei essa lenda. Aliás, adoro todas. Esse imaginário riquíssimo deveria ser ensinado nas escolas. E um estímulo à imaginação das crianças, algo belo e bom. Porém.....

Beijos