quarta-feira, 19 de julho de 2006

Assista a um vídeo sobre o breu-branco. Clique AQUI

Programa: Quadro Biodiversidade Brasil - Repórter Eco
Tema: Essências e Aromas
(Trechos de artigo publicado no site Projeto Biodiversidade Brasil )
A maior floresta tropical do mundo, a Amazônica, guarda um perfumado tesouro: muitas espécies vegetais têm óleos essenciais, um dos responsáveis pelos aromas e perfumes da floresta.
A palavra perfume vem do latim “per fumum”, e significa por meio da fumaça. Ao longo da história, essa foi umas das formas encontradas, por diversos povos, para se conectarem com os deuses ou com o sagrado. Até hoje no Brasil, essa relação está presente nos cultos de origem africana. Essências como mirra, bálsamo e alecrim, são usadas nos rituais.
Os cheiros das plantas da mata também fazem parte das tradições dos povos indígenas brasileiros. O índio tukano Gabriel dos Santos Gentil explica que o seu povo tem uma relação de respeito com o que vem da floresta. "Não podemos tirar nada enquanto ela dorme, porque quando a gente tira um pedaço de árvore, do galho ou do fruto, ao acordar ela se tornará minha inimiga. Temos que tirar as coisas da mata da mesma forma que chegamos em uma aldeia e pedimos a permissão para casar com uma mulher”.
As essências, retiradas respeitosamente da mata, são usadas para os banhos de cheiro. Esse ritual de perfumação tem diversos significados, segundo Gabriel. "Ou faço para ficar mais bonito, para ser sábio, para a defesa, para encantar as mulheres, para caçar, ou até mesmo para alegrar os deuses. Depende do meu objetivo", explica o índio. O botânico peruano Juan Revilla, um dos grandes conhecedores da flora da região, vive há mais de 30 anos no Brasil e atualmente trabalha no Departamento de Botânica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Ele explica que existe, na região, uma espécie de embaúba, a embaúba vicky, usada por alguns animais para afugentar predadores.
O perfume Channel Nº 5 foi eternizado pela atriz Marilyn Monroe, com a sua revelação de que, ao se deitar, usava apenas duas gotinhas do perfume aplicadas atrás da orelha. Provavelmente, Marilyn não sabia que a fragrância vinha do “linalol”, substância extraída do pau-rosa, ou aniba rosaeodora, uma espécie da floresta amazônica. O “linalol” é um dos mais importantes fixadores usados pelas indústrias de perfume do mundo.
Pesquisadores calculam que, para atender a demanda mundial, de 1930 até os dias de hoje, mais de 2 milhões de árvores do pau-rosa, foram retirados da Floresta. O tronco é a parte usada para a extração do óleo essencial que tem como componente principal o linalol. A técnica tradicional levou o pau-rosa para a lista do IBAMA de espécies ameaçadas de extinção, em 1992.
Na década de 60, o Estado do Amazonas exportava mais de 500 toneladas anuais do óleo. Hoje, esse número chega a 4 toneladas.
Diversas instituições, como a UNICAMP e o INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia tentam salvar o pau-rosa da extinção, buscando formas sustentáveis para a extração do óleo.
O Breu Branco, uma resina aromática que saiu da Amazônia, é conhecida pelas comunidades tradicionais e conquista o exigente mercado internacional de perfumes. Esta árvore da floresta amazônica, que recebe o nome científico de “protium pallidum”, ao sofrer alguma agressão como uma picada de inseto, libera uma seiva branca e brilhante como forma de defesa que também é chamada de Breu-Branco. Com o tempo ela escurece, fica dura e se assemelha a uma pedra que quebra e pega fogo facilmente, liberando um cheiro agradável.
O Breu é utilizado na Amazônia pela maioria das comunidades, para consertar barcos e canoas. Também é usado como remédio e faz defumação junto a outras plantas. O cheiro do Breu-Branco chamou a atenção da indústria de cosméticos Natura, que buscava uma essência da biodiversidade brasileira para um novo perfume destinado ao mercado nacional e internacional.

2 comentários:

Lia Noronha disse...

Ursa: bem interessante...amanhã mostrarei pra meu filho mais novo...que agora se decidiu por ser um biólogo....protetor da natureza....que orgulho pra mim!!!
Beijos bem urbanos pra vc.

Angela Ursa disse...

Lia, fico muito feliz de saber que seu filho vai ser biólogo. Parabéns para ele e para você!! Que bonito! A Ursa adorou saber do defensor da natureza! Beijos carinhosos da Ursa da madrugada! ;))