quinta-feira, 28 de setembro de 2006

(Fonte da imagem)

Tarântula usa teia nas patas para subir paredes

(Fonte: ambientebrasil)

Um grupo de cientistas descobriu que tarântula-zebra (Aphonopelma seemanni) segrega teia pelas patas para aderira superfícies lisas e verticais e caminhar por elas, segundo explicou um dos autores do trabalho, Stanislav N. Gorb. Encontrada na Costa Rica, essa vistosa aranha negra é caracterizada por pequenas listras brancas nas patas e pela capacidade de se mover e escalar com grande rapidez.
Os cientistas, cujo trabalho aparece no número mais recente da revista Nature, comprovaram que a Aphonopelma seemanni se vale de minúsculos dutos nas patas para produzir fluidos que se solidificam em contato com o ar e grudam em superfícies lisas durante a locomoção. Além disso, a tarântula também segrega a teia comum pelo abdome, que usa para capturar insetos.
As demais aranhas escalam superfícies por meio de filamentos "secos" localizados nas extremidades, que funcionam como minúsculos ganchos, e só segregam teia pelo abdome.
Gorb, do Instituto Max Planck na Alemanha, garantiu que a descoberta poderá levar a uma reavaliação da história evolutiva do processo de produção de teia nas aranhas.
"Nosso estudo faz pensar que as aranhas usaram a teia, inicialmente, para se locomover", diz ele. A pesquisa foi realizada com a observação do movimento da Aphonopelma seemanni sobre um cristal vertical. (Efe/ Estadão Online)

6 comentários:

Saramar disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Saramar disse...

Ai, Ursa!!!!
Quase morro de susto.
Tenho pavor de aranhas (risos). Nem pude contemplá-la por um minuto sequer.

beijos

Angela Ursa disse...

Saramar, desculpe pelo susto. Mas me deu vontade de mostrar aqui os animais considerados feios ou perigosos. Afinal, eles também fazem parte da natureza e da floresta ;)) Beijos da Ursa

Anônimo disse...

Olá....

Até arrepiei D. Ursa....
Interessante ve-la....aqui...
Rsss....
Bjs...

Jôka P. disse...

MÊDA !!!
Acho que perereca é assim..
:C

Jonas Prochownik disse...

AAAAAHHHHHHH !!!!!
Que bicho horrendo !