sexta-feira, 22 de setembro de 2006



Suco de fruta pode reduzir risco de Alzheimer em até 76%

(Texto: Cassiano Sampaio, Fonte: Redação Saúde em Movimento )

Ingerir sucos de frutas e vegetais com freqüência pode reduzir em até 76% o risco de se contrair o Mal de Alzheimer, segundo estudo publicado no American Journal of Medicine por pesquisadores estadunidenses e japoneses da Fundação para Pesquisa de Alzheimer.
Quase duas mil pessoas foram acompanhadas ao longo de uma década. Aquelas que beberam sucos pelo menos três vezes por semana, apresentaram uma redução significativa nas chances de desenvolver a doença.
Essa conclusão reforça a tese de que substâncias antioxidantes presentes nas frutas e vegetais - os chamados polifenóis - evitam a acumulação, no cérebro, de proteínas que estão ligadas ao mal de Alzheimer.

Estatísticas
Uma em cada 10 pessoas maiores de 80 anos será portadora da Doença de Alzheimer. A mesma probabilidade vale para 1 a cada 100 pessoas maiores de 70 e 1 a cada 1000 pessoas maiores de 60 anos. Esta é a avaliação de 1999, feita pela Federação Espanhola de Associações de Familiares de Enfermos de Alzheimer (AFAF). Ao todo, a Doença de Alzheimer acomete de 8 a 15% da população com mais de 65 anos (Ritchie & Kildea, 1995).
Atualmente, existem em todo o mundo, entre 17 e 25 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer, o que representa 70% do conjunto das doenças que afetam a população geriátrica.
Assim, a Doença de Alzheimer é a terceira causa de morte nos países desenvolvidos, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares e para o câncer. Os pacientes de Alzheimer já são quatro milhões, nos Estados Unidos. No Brasil, não há dados precisos, mas estima-se que a confusão mental atinge por volta de meio milhão de idosos.

3 comentários:

greentea disse...

vale a pena beber sumo de fruta !!!

tb hoje falo de viver com saude e uma Feira interessante para visitar aqui em Lisboa.

beijinhos

Tom disse...

Vixe! Ja vi que nao vou sofrer desse mau... Graças a Deus e aos milhares de litro de suco que bebo diariamente...
Sempre bom passar por aqui e ficar sabendo de coisas tão curiosas e importantes!
Beijo nessa Ursa querida.
Bom fim de semana!
Tom

Angela Ursa disse...

Greentea, estou indo lá ver!! Beijos da Ursa :))

Tom, um brinde com suco de laranja! ;)) Beijos da Ursa