quarta-feira, 11 de outubro de 2006

adorno labial (labretes/tembetás): dos índios Wai Wai, do Pará, feito com miçangas

adorno nasal (narigueira), dos índios Nambikwara, de Rondônia
Raoni Txukarramãe, foto de capa do livro "Caiapó Metutire"

Alargadores e botoques entre os índios Kayapó
(trecho de artigo publicado no Boletim Iandé n. 14)

O botoque de madeira usado nos lábios é um tradicional adorno dos índios Kayapó, que vivem nas florestas de Mato Grosso e Pará.
Desde a década de 70, um importante líder Kayapó tornou-se bastante conhecido dos não-índios: o cacique Raoni Txukarramãe. Com sua
férrea disposição na defesa do território e dos direitos indígenas, Raoni viajou pelo mundo sendo recebido por governantes, astros de rock e pelo Papa. Não se pode negar que seu botoque era algo impressionante. Marcava a figura de Raoni na memória. Acima está uma foto recente de Raoni (e seu botoque), que ilustra a capa de um livro sobre os índios Kayapó.
Da mesma forma que o botoque é usado para se falar melhor, os Kayapó acreditam que a capacidade de se ouvir melhor e "entender" a linguagem, é adquirida ao se fazer um buraco na orelha de alguém. Os bebês, de ambos os sexos, têm suas orelhas furadas e à medida que crescem o buraco é aumentado com alargadores de madeira, até atingir 2 a 3 centímetros de diâmetro.
Os índios Suyá, do norte do Mato Grosso, usam adornos semelhantes aos Kayapó. Os Suyá também associam esses alargadores à importância cultural da audição e da fala.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito interessante, nunca sabemos isto nesta perspectiva...
um beijo para ti

Angela Ursa disse...

Avelana, é verdade. A cultura indígena é muito vasta! Beijos da Ursa :))

Anônimo disse...

Angela, muito interessante. Eu não sabia dessa crença no poder dos alargadores. Sempre os considerei como meros adornos.
Há muito o que aprender com os índios. Já deveria ter imaginado que, ao contrário de nós, não usariam algo supérfluo.
obrigada.

beijos

Unknown disse...

O botoque é usado apenas em tribos brasileiras? No exterior por exemplo, há índios que tb usam esse artefato, ele tb é chamado de botoque?
Abraços