terça-feira, 28 de novembro de 2006

Cerâmica indígena em forma de tartaruga

Sobre culinária indígena
(Fonte das informações: Iandé - Boletim de Histórias 8)

O escritor paraense Abguar Bastos realizou uma extensa pesquisa sobre a preferência alimentar de vários grupos indígenas. Para descrever o resultado de seus estudos ele usou o termo "pantofagia", ou seja, o ato de comer de tudo.
Ele propôs uma divisão dos alimentos consumidos pelos índios em certas categorias: de resguardo, interditos, compensatórios, privativos e sagrados.
Os alimentos de resguardo são aqueles incentivados ou proibidos de serem consumidos durante um período ligado a um rito de passagem. Os alimentos probidos, se forem absorvidos durante esse período, podem trazer consequências graves, tanto para a pessoa que os comeu quanto para seus parentes próximos. Entre os índios Bororo, do Mato Grosso, as mães que davam à luz não comiam carne de tatu nem de tartaruga, senão seus bebês podiam ficar raquíticos. Entre os Urubu-Kaapor, do Maranhão, as meninas que estão prestes a menstruar pela primeira vez tomam uma sopa de aipim - "para esquentar a vagina" - e apenas podem comer tartaruga-branca, os peixes mandi e aracu, e chibé (farinha seca diluída na água).
Os alimentos interditos são aqueles proibidos a toda a comunidade indígena, como fêmeas grávidas ou animais considerados mágicos. Os Kaingang, do sul do Brasil, e os Rikbaktsa, do norte do Mato Grosso, não comem tamanduás. Os Kaingang dizem que são gratos ao tamanduá, que ensinou alguns cantos e danças para os índios. Entre outros exemplos: os índios Xikrin (do Pará) não comem o peixe jaú, os Karajá (do Tocantins) não comem tatu, os Tapirapé (do Mato Grosso) não comem preguiça... É comum que os índios comam a carne de macacos, mas há sempre alguma espécie que não é consumida. Geralmente o motivo é - segundo as lendas - que aquela espécie já foi um humano que se transformou em tempos passados.
Alimentos recompensatórios são geralmente reservados aos homens que realizam alguma atividade muito trabalhosa. Era habitual entre os índios Bakairi, do Mato Grosso, que os homens ganhassem alimentos de todos da aldeia, antes de partirem para a caça. Entre os índios Krahò, do Tocantins, persiste um costume realizado de tempos em tempos, que fortalece a amizade entre as famílias: todos os homens saem para a mata em busca de um alimento. Quando voltam à aldeia, oferecem esse alimento a uma mulher que não seja sua própria esposa, que retribui a gentileza com uma comida preparada por ela própria. Uma espécie de troca de presentes.
Os alimentos privativos são aqueles reservados a certos indivíduos ou grupos. Entre os índios Suyá, do Mato Grosso, apenas os homens podem comer os miúdos da anta. Também só os homens, entre os Rikbaktsa, comem a cabeça de macacos e porcos-do-mato.
Por fim, o escritor Abguar Bastos chama alguns alimentos de "sagrados". Ele reúne nessa categoria os alimentos que sofrem uma influência espiritual, antes de serem consumidos. Por exemplo: os pajés dos índios Marubo, do sudoeste do Amazonas, usam o canto para curar as doenças. Há casos em que esses pajés cantam sobre um pote de mingau, que depois é oferecido ao índio doente. Isso ocorre também entre os índios Baniwa, do norte do Amazonas. Durante a festa Kariana, um rito de passagem feminino, os pajés benzem e jogam fumaça sobre a comida que será consumida pelas meninas; normalmente beiju com molho de pimenta, peixe cozido e uma cabeça de peixe. Entre os índios Wanana, do alto Rio Negro - noroeste amazônico, os pajés benzem também o leite materno que é oferecido às crianças durante a cerimônia de batismo.

12 comentários:

Tom disse...

Oi Ursa!
Que linda cerâmica.
Dá contade de ter em casa.

Beijos mil
TOm

Lia Noronha disse...

Ursa; um trabalho lindo...maravilhoso o mundo aos olhos da sua floresta...sempre!!!
Beijos e boa tarde de quarta pra vc querida amiga.

Anônimo disse...

Bom dia.....

Interessante esse estudo....nunca imaginava restrições...
E até a diversidade....rssss
Bjs...

Angela Ursa disse...

Tom, no link do site do Iandé você pode ver outras cerâmicas indígenas também muito bonitas. Beijos!

Lia, beijos floridos para você!

Diana, pois é, e as restrições para cada grupo tem um significado especial. Beijos da Ursa! :))

Jôka P. disse...

Também AMEI a cerâmica de arte indígena !

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Angela Ursa disse...

Jôka e demais amigos, esses dias, a Ursa está parecendo o Coelho da Alice, enrolada e correndo. É tarde! É tarde!
Daqui a pouco eu volto com calma.
Beijos para todos vocês e um ótimo final de semana! :))

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Nice! Good stuff, Thanks much!
- www.blogger.com k
phentermine

Anônimo disse...

I like it a lot! Very nicely done. :-)..!
- www.blogger.com t
spaghetti alla carbonara

Anônimo disse...

http://www.wholesaleroute.com/showthread.php?p=52341
http://www.facebookblows.com/forums/viewtopic.php?f=8&t=54315&p=67102
http://forum.intellectualbarbarian.com/viewtopic.php?f=24&t=83868&p=97491