sexta-feira, 5 de janeiro de 2007

Fonte da imagem: Laboratório de História Indígena

Os Kaingang

(Fonte: Portal Kaingang)

Os Kaingang são um povo pertencente à família linguística Jê, integrando, junto com os Xokleng , os povos Jê Meridionais. Sua cultura desenvolveu-se à sombra dos pinheirais, ocupando a região sudeste/sul do atual território brasileiro. Há pelo menos dois séculos sua extensão territorial compreende a zona entre o Rio Tietê (SP) e o Rio Ijuí (norte do RS). No século XIX seus domínios se estendiam, para oeste, até San Pedro, na província argentina de Misiones.
Atualmente os Kaingang ocupam cerca de 30 áreas reduzidas, distribuídas sobre seu antigo território, nos Estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma população aproximada de 29 mil pessoas. Ver Mapa e quadros da População Kaingang (por áreas e por Estados).
Sozinhos, os Kaingang correspondem a quase 50% de toda população dos povos de língua Jê, sendo um dos cinco povos indígenas mais populosos no Brasil.

5 comentários:

greentea disse...

sempre interessante os conhecimentos q nos trazes.

Um bom ano para ti . Estive fora alguns dias , por isso só agora venho aqui

Saramar disse...

Ursa, querida, esses números me entristecem. Sempre que leio sobre a extinção das florestas, penso na extinção das pessoas que a habitavam e que ainda são minimamente protegidas.
Entre as notícias de integração dos grupos indígenas e a preservação das respectivas culturas, meu coração balança sem saber para onde ir.
Então fico sonhando, imaginando um mundo onde todas as diferentes culturas pudessem viver, tendo o respeito mútuo como elo.

Pessoas como você são nossa esperança de que esse mundo, um dia, deixe de ser sonho.

beijos e feliz ano novo para você e todos os seus.

Angela Ursa disse...

Greentea, seja sempre bem-vinda! Um ótimo 2007 para você também! Beijos da Ursa :))

Saramar, fiquei emocionada com as suas palavras. Muito obrigada! Mas a Floresta da Ursa é apenas um grãozinho de areia nessa enorme questão da preservação do meio ambiente e dos povos indígenas. Vamos torcer para que, agora, em 2007, as coisas melhorem. Beijos floridos da Ursa!

Anônimo disse...

Saramar disse tudo, dizer mais o quê?
Feliz ano novo! Beijus

Angela Ursa disse...

Luma, obrigada também pelo carinho! Desejo um ótimo 2007 para você! Beijos da Ursa :))