quarta-feira, 21 de março de 2007

Maniwara

Vai uma maniwara aê?, São Gabriel da Cachoeira, AM
(Texto de Yusseff Abrahim - Manaus-AM - Fonte)

Um teste à abstração de qualquer visitante, a maniwara é apenas uma das espécies de formigas utilizadas como alimento em comunidades tradicionais e algumas cidades na região do Alto Rio Negro. Em localidades com tantos indígenas e descendentes, este pode ser um momento para pensar até que ponto você está disposto a mergulhar no universo de outra cultura.
Conhecida como "saúva que ferra", a maniwara é colocada de molho na água e sal e dela come-se apenas a cabeça. Para ilustrar melhor ao internauta minha experiência pessoal, posso dizer que foi como comer uma "pipoca do avesso". Pega-se a maniwara pelo corpo e morde-se delicadamente a cabeça, é bom mastigar bem já que aquele exoesqueleto parece muito com o fragmento de milho que fica no interior da pipoca, não é difícil se engasgar. Do seu interior sente-se algo com consistência similar à parte branca da pipoca, o gosto vem depois e parece muito com... maniwara.
Não é possível encontrar maniwara em restaurantes, o hábito está mantido no âmbito familiar nos arredores da cidade, portanto, se você quiser provar pergunte a algum novo amigo local, descendente de indígenas, se ele conhece alguém ou se sua família mantém o hábito.
______________________________
Para conhecer uma receita de Farofa de Tanajura,
visite o site Mais Você

2 comentários:

Kristal disse...

Ai, que mêda !
Nas minhas viagens pelo mundo comi coisas exóticas que até Deus duvidaria, mas formigonas imensas e bundudas assim ainda não provei.
De bunduda já basto eu.

Beijos kristalinos!

Angela Ursa disse...

Kristal, eu também não tenho coragem de comer formiga, apesar das dicas e da receita. Beijos da Ursa! :))