segunda-feira, 14 de maio de 2007

Exclusivo da Mata Atlântica, a catita, um dos menores marsupiais do mundo

Catita

(Fonte das informações: site da Revista Pesquisa Fapesp)

No Brasil, o país com maior diversidade biológica no mundo, até hoje foram descritos cerca de 530 mamíferos, em geral pequenos. Nossos marsupiais não são cangurus boxeadores de desenho animado: podem ser do tamanho de um dedo, como a catita (Gracilinanus microtarsus), um dos menores desse grupo. A destruição de florestas ameaça a existência desses animais, com 66 espécies em risco de extinção na lista vermelha do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em 2003. Apesar disso, mais trabalho de campo e novas técnicas de trabalho têm aumentado rapidamente o número de espécies conhecidas.

3 comentários:

Anônimo disse...

A catita é uma coisinha fofa!
Tomie amou conhecer esse minúsculo serzinho!
Beijos nossos

Angela Ursa disse...

Ana, a catita ia gostar de ficar com a Tomie :)) Beijos e carinho da Ursa para você e para a aniversariante!

Edson pessotti disse...

Edson Pess. Certa vez em Foz do Iguaçu, acordei com um animalzinho super dócil em minha cama, que parecia ser um rato, me disseram que era cuica, outro que era gambá, ficou comigo durante os cinco dias que lá me hospedei, adorava amendoim, deixei o bichinho aos cuidados do hotel, depois, soube através de pesquisa que era uma catita, estou muito triste em saber que esta em perigo de extinção, são muito amáveis.