segunda-feira, 14 de maio de 2007

Faixa altitudinal montana do ecossistema da floresta tropical do bioma Mata Atlântica (Clique na imagem para ampliar. Fonte)

Alimento da floresta
(Fonte)
A grosso modo, 80% do alimento que comemos vem originalmente das florestas tropicais. Sem elas, não teríamos as sementes para produzir café e chocolate. Outros alimentos da selva incluem tomate, batata, arroz, banana, pimenta preta, abacaxi e milho.
Há mais de 3 mil frutas encontradas nas florestas tropicais. Os povos do mundo ocidental fazem uso de aproximadamente 200 delas, mas as tribos indígenas das selvas usam mais de 2 mil. Elas também têm conhecimento dos medicamentos que de longe ultrapassa o mundo ocidental. Um dos principais problemas com o desflorestamento é o efeito devastante nessas tribos. Como essas culturas estão perdidas, o vasto conhecimento destes recursos da selva também foi perdido, onde as plantas selvagens são vitais para nosso bem-estar.

5 comentários:

Jôka P. disse...

80% do que eu como vem das Sendas e 20% do Bob´s.

peciscas disse...

É preciso travar a onda de crimes que estão a destruir as florestas!

Verena Sánchez Doering disse...

que hermosa la imagen y debe ser una maravilla conocer esta naturaleza tropical
lamentablemente el hombre cuida tan poco todo esto tan bello
besitos y que estes muy bien
una linda semana


besos y sueños

Angela Ursa disse...

Jôka, gostei da sua fonte alimentar florestal do Bob´s :)) Hum... que vontade de comer um Big Bob! Beijos da Ursa gulosa

Angela Ursa disse...

peciscas, o problema é que só fazem promessas de que vão tomar conta da Amazônia, mas, na prática, isso não ocorre. Beijos!

freyja, beijos floridos da Ursa! :))