sábado, 15 de setembro de 2007

No coração do sertão de Pernambuco, entre os municípios de Inajá e Ibimirim, vivem os índios Kambiwá. O termo Kambiwá significa “retorno à Serra Negra”, a tão sonhada terra dos mais de 2.400 índios*. A Serra Negra é a área sagrada para esta e outras populações indígenas da região, sendo nela realizados importantes rituais da cultura destes povos. (* dados da FUNASA concedidos pelas lideranças da comunidade)

Ritual Kambiwá
(Fonte: site do povo Kambiwá)
Dentre os rituais religiosos dos Kambiwá, destacam-se o Toré, cerimônia religiosa aberta, onde os índios dançam nos terreiros das aldeias e costumam ingerir uma bebida extraída da juremeira – a jurema ou anjucá – e o Praiá, que é um dos mais importantes rituais cujo seu sentido religioso não é totalmente revelado. O nome Praiá designa tanto o ritual como os personagens, que são homens vestidos com máscaras de corpo inteiro, feitas com a fibra do caroá. No âmbito do segredo e do sagrado, os Praiá atuam como elemento de comunicação com os ancestrais.
É comum nessas cerimônias cantarem toantes formados de pequenas quadras, geralmente em português. Estes toantes falam sobre o tempo em que os antepassados habitavam a Serra Negra e a sua autoria é dada aos “antigos”:

Urubu de Serra Negra
De velho não cai a pena
De comer mangaba verde, cunhã
Beber água na Jurema
Sou índio de Serra Negra
Eu sou Caboclo-de-Pena
Eu venho fazer penitência
Tomando o vinho da jurema

5 comentários:

Jôka P. disse...

Minha fofa e muito querida
Ursa, que saudades de você e de seus fiéis súditos - fauna e flora !
Aqui no Rio está começando a esquentar e já ouvi uns tambores ecoarem ao longe... acho que em breve o calor do verão vai chegar à sua floresta verdejante.
Um beijo de seu amigo carioca
Jôka

Angela Ursa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Angela Ursa disse...

Jôka, dei uma passada rápida aqui e adorei ver seu recado! :))
A Ursa anda meio enrolada com trabalhos esses dias. O tempo está curto. Aqui na Floresta, aconteceu o contrário. Hoje, está ventando o dia todo e aliviou o calorão e a secura dos últimos dias. Tomara que o vento fique mais tampo por aqui. Beijos e carinho da Ursa :))

18/9/07 12:29 AM

Jôka P. disse...

Boa sorte no seu trabalho !
Saúde e tudo de bom, Angelina !
Bjs!

Angela Ursa disse...

Jôka, a Ursa da madrugada ainda está acordada e viu sua mensagem. Beijos floridos!! :))