sábado, 6 de outubro de 2007

Amazônia 'queima' e América do Sul 'sufoca', diz jornal
(Fonte: BBC Brasil)

Uma reportagem do jornal britânico The Independent afirma nesta sexta-feira que "várias áreas do Brasil e do Paraguai, e a maior parte da Bolívia estão sufocando sob espessas camadas de fumaça", por causa de incêndios que se multiplicam pela Amazônia.

Segundo o jornal, imagens de satélite mostraram "grandes nuvens de fumaça" causadas pela disseminação das queimadas.
"A cada ano, no fim da estação seca, em antecipação às primeiras chuvas do inverno, fazendeiros e pecuaristas em toda a América do Sul fazem queimadas para 'renovar' as áreas de pasto", escreve o repórter do diário.
"Mas esse ciclo histórico saiu do controle, porque o desflorestamento e a mudança climática criaram um barril de pólvora."
Uma ONG ouvida pelo Independent estima que há mais de 10 mil focos de incêndio em uma área de 2 milhões de quilômetros quadrados nos lados brasileiro e boliviano da Amazônia, e que "90% deles" resultam da expansão da criação de gado.
Além disso, afirma o jornal, a atividade pecuária tem se expandido para dentro de áreas de floresta, levando consigo a técnica de "limpar" a terra com as queimadas.
O diário nota que a atividade econômica na Amazônia se expande com o apoio e os benefícios do governo brasileiro, e que o país não tem metas de redução de emissões de gases que causam o efeito estufa, embora esteja entre os primeiros em emissões de gás carbônico por causa do desflorestamento.

6 comentários:

greentea disse...

é sempre lindo vir até ao teu blog!!!

Kristal disse...

Angela, querida, gostaria de ter a sua opinião sincera sobre que roupa devo usar para participar da recepção na sua tribo florestal.
Um longo de seda verde seria adequado ?

Angela Ursa disse...

Greentea, seja sempre bem-vinda! Beijos da Ursa :))

Kristal, deve ser muito bonito seu longo de seda verde. Mas espero que a poluição das queimadas na floresta não estrague o vestido. Beijos floridos da Ursa :))

Anônimo disse...

Ursa,
que triste essas queimadas ...fico muito mal com essas notícias.
Beijos!

Anônimo disse...

Vi hoje no Jornal Nacional gado morrendo por causa da seca,e essas queimadas, sem comentários, fico passada com isso.
uim abraço.

Lia Noronha disse...

Ursa: essa destruição nos apavavora...mas nos destrói muito mais!!!Infelizmente...Bjin con carin de sempre.