quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Turma do Pererê de Ziraldo
(Fonte)

A Turma do Pererê foi lançada na revista O Cruzeiro, em 1959, e conta as aventuras ecológicas da Turma da Mata do Fundão. Pererê vive aprontando traquinagens de um jeitinho tipicamente brasileiro. Pererê é inspirado na figura folclórica do Saci, um menino negro, de uma perna só, que habita uma floresta chamada Mata do Fundão. Ele se diverte escondendo objetos e aprontando travessuras junto com sua turma de amigos: o jabuti Moacir, o coelho vermelho Geraldinho, uma onça chamada Galileu, o tatu Pedro Vieira, o macaco Alan e a coruja Professor Nogueira. Pra completar a tchurminha, tem também a Boneca de Piche, a indiazinha Tuiuiú e o bravo guerreiro Tininim.
A obra de Ziraldo foi uma a primeira publicação a exibir personagens brasileiros totalmente em cores e a segunda a exibir o personagem Pererê.

6 comentários:

Anônimo disse...

Angela,
não sabia que foi a primeira publicação em cores. Gosto muito do Ziraldo e sua família, amigos queridos. O Saci é talvez a figura folclórica mais conhecida dos brasileiros.
Beijos!

Jôka P. disse...

ZIRALDO é também o autor de FLICTS, um livro infantil já clássico, maravilhoso e tocante sobre uma côr que se sentia deslocada, marginalizada, porque achava que não simplesmente existia.
Ziraldo é genial e os desenhos dele são espetaculares.
Parabéns por esse post tão oportuno e bonito !
Um beijo querida Dona Ursa !

Fátima Silva disse...

Uma interessante abordagem à multiculturalidade. Faz muito tempo que cá não venho, mas estive afastada do blog. Já regressei algum tempo em perceria com a Universidade Livre do Maeio Ambiente do Rio Grande do Sul, Brasil. Postamos em parceria. Vim deixar-te um desafio. Gostarias de dar a tua opinião à questão que está no meu blog "Sustentabilidade ecológica e progresso económico". Que tal? Beijinhos, gostei de estar aqui.
Óptimo Carnaval!

Angela Ursa disse...

Gená, na minha infância eu era fã da Turma do Pererê. Uma revista brasileira ecológica linda! Beijos floridos da Ursa e abraços florestais para o Ziraldo :))

Jôka, muito obrigada pelas informações sobre FLICTS. Realmente, Ziraldo é um grande desenhista. Beijos e carinho da Ursa :))

Fátima, seja bem-vinda! Vou lá no seu blog ver o tópico. Beijos da Ursa :))

Mamãe Oshiro disse...

Eu e Tomie amamos tudo do Ziraldo e assistimos todos os dias na TvE essa série da Turma do Pererê!
Beijos nossos

Anônimo disse...

Gosto de Ziraldo mas ainda nunca li nada de Pererê, vou acompanhar.Beijos.