sábado, 2 de fevereiro de 2008

Quinua, a proteína do século 21
(Fonte das informações: site Boa Forma da Abril - leia a matéria na íntegra e conheça receitas feitas com quinua)

O grão, consumido pela população andina há mais de 500 anos, foi recentemente considerado pela ONU como o alimento mais completo do planeta. Para quem quer conquistar músculos, não tem nada mais apetitoso. Se você ainda não ouviu falar dela, aguarde: a quinua é o alimento mais festejado do momento. Ótima fonte de proteína, carboidrato de baixo índice glicêmico, gordura saudável, vitamina e minerais, esse grão ainda tem outra grande qualidade. “Seus aminoácidos (componentes da proteína) são combinados na medida certa para atender às necessidades do organismo”, atesta Jaime Amaya Farfán, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, da Universidade de Campinas (Unicamp). Para começar, cada grão tem 20 aminoácidos diferentes, entre eles a metionina e a lisina, responsáveis pela formação da proteína completa, e que é quase uma exclusividade dos alimentos de origem animal.
O que você ganha com isso? Proteína tem tudo a ver com o efeito do seu treino e com sua boa forma – ajuda a aumentar e manter o volume dos músculos, o que acelera o ritmo do metabolismo e faz o corpo queimar mais calorias. “Completa e de fácil digestão, a proteína da quinua é perfeita até para quem pega pesado nos exercícios”, assegura a terapeuta nutricional Gabriela Marques, de São Paulo. Aliás, esse novo herói do prato saudável é também uma excelente alternativa protéica para quem não come carne.
Além da proteína e do carboidrato, o poderoso grão esbanja ômega 3 e 6, gorduras do bem que impedem a deposição de gorduras maléficas nas artérias. Esse trio de nutrientes controla a liberação de glicose, impedindo aquele sobe-e-desce do açúcar no sangue que dá fome rapidinho. O mix de vitaminas (tiamina, riboflavina, niacina e vitamina E), fibras e minerais (magnésio, potássio, zinco e manganês) e a ausência de glúten (ótima notícias para quem tem alergia a esse elemento) somam mais pontos na ficha nutricional da quinua. O que os estudiosos estão tentando descobrir agora é se o vegetal, originalmente cultivado nas altas montanhas da Bolívia, possui fitoestrógenos semelhantes ao da soja — substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
Botanicamente, a quinua não pertence à categoria dos cereais nem à das leguminosas. “É uma espécie de arroz e feijão num único grão”, compara Jaime Amaya Farfán. Peruano, o professor da Unicamp conta que esse alimento tinha um significado místico para os incas e era chamado de segunda mãe. “Logo depois de desmamadas, as crianças eram alimentadas com o grão”, diz. A planta brota somente no alto das montanhas andinas da Bolívia, a quase 4 mil metros de altitude. Suas propriedades nutricionais, reconhecidas a partir das décadas de 1950 e 1960, foram atestadas mais tarde pela Food and Agriculture Organization (FAO), órgão das Nações Unidas para a alimentação. Vários países pretendem cultivá-lo. No Brasil, há 20 anos a Embrapa, empresa do governo federal de pesquisa em agricultura e pecuária, estuda sua adaptação nos solos frios e altos da Região Sul. Segundo a empresa Quinua Real Brasil, o alimento é considerado o melhor de origem vegetal para consumo humano e foi selecionado pela Nasa para integrar a dieta dos astronautas em vôos espaciais de longa duração.

6 comentários:

Anônimo disse...

O seu blog merecia um destaque do Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria dos Povos Indígenas. Organizado, bonito na simplicidade, abordando os temas com clareza e serenidade. Renovo antigos cumprimentos e felicitações.

Angela Ursa disse...

Yamacaru, muito obrigada pelas suas palavras. Abraços florestais! :))

Mamãe Oshiro disse...

Ângela querida, vim respirar um ar puro ( do que ainda resta né? porque os caras estão desmatando...dá vontade de chorar...)Aqui no Leme o carnaval tá agitado e barulhento!
Beijos carnavalescos

Angela Ursa disse...

Ana, eu li que o carnaval em Copa seria bem animado, com muitos blocos. É verdade que o barulho atrapalha as pessoas que querem sossego em casa. Beijos floridos! :))

Anônimo disse...

Ângela, um asalva de palmas para ti, moça.Quero ver esse alimento nas prateleiras de Horti Frutti ou Mundo Verddae da vida.Mas deve ser caro, né/Ainda está em estuod e quando vai para o mercado?como se prepara/gostei muiot disso.
Beijos e tudo de bom, adorei,beijos.

Anônimo disse...

Dona Ursa, vou tentar comer quinua. Afinal, até as prateleiras do fim do mundo já disponibilizam. :)
E o Yamacuru não exagerou.
Beijo