quinta-feira, 14 de agosto de 2008

DVD Cineastas Indígenas Kuikuro
Com o documentário NGUNÉ ELÜ, O DIA EM QUE A LUA MENSTRUOU
Takumã e Maricá Kuikuro – Vídeo nas Aldeias, 28’

Durante uma oficina de vídeo na aldeia kuikuro, no Alto Xingu, ocorre um eclipse. De repente, tudo muda. Os animais se transformam. O sangue pinga do céu como chuva. Ó som das flautas sagradas atravessa a escuridão. Não há mais tempo a perder. É preciso cantar e dançar. É preciso acordar o mundo novamente. Os realizadores kuikuro contam o que aconteceu nesse dia, o dia em que a lua menstruou.
* O DVD também contém o documentário Cheiro de Pequi
_________________________

O programa A'uwê da TV Cultura vai exibir um excelente documentário no próximo domingo chamado "O dia em que a Lua menstruou". É um filme que conta um mito do povo Kuikuro, do Alto Xingu, dirigido e filmado pelos próprios índios. Mais informações no site da TV Cultura
Domingo, às 18h - 2a Exibição: Sábados às 03h40
Kuikuro: O Manejo da Câmera e O dia em que a lua menstruou 2007/2004. Os dois documentários apresentados neste programa fazem parte da série: Cineastas Indígenas, resultado das oficinas de formação do Vídeo nas Aldeias, em parceria com a Associação Indígena Kuikuro do Alto Xingu e Documenta Kuikuro. O projeto levou a linguagem audiovisual aos índios e eles relataram suas próprias histórias ao dirigirem o olhar sobre a realidade e experiência que vivenciam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Angela,
não conhecia esse programa da TV Cultura. Vou ver.... boa alternativa para o dia, tão escasso de opções.
Beijos!

Jôka P. disse...

Não pego a TV Cultura, só a TV Educativa, antiga TVE.
Peninha...

Angela Ursa disse...

Gená, vale a pena, sim, assistir o programa. Beijos floridos! :))

Jôka, não sei se você vai encontrar esse DVD nas locadoras do Rio. Lembrei da antiga locadora do cine Estação Botafogo. Eles tinham muitos filmes raros por lá. Não sei se existe ainda. Ou então no Espaço Unibanco. Beijos floridos da Ursa :))

Anônimo disse...

Será que na TV Brasil(antiga TVE) não tem?
Beijos.