domingo, 28 de setembro de 2008


Fórum Social de Ivry, França
"Primeiro dia em França.
Fomos acolhidos pelo FORUM SOCIAL de IVRY (Ivry é o nome de município que fica do lado de Paris…Uma espécie de Lauro de Freitas para Salvador). O FORUM é uma associação de associações… São 24 associações ( ATTAC, VIE, Emmaus, FIT…) que se reagrupam em REDE para lutar juntar-se em objetivos comuns. Como todas as associações lutam pelos direitos humanos… A causa indígena esta sendo muito bem acolhida. Chegamos e fomos muito bem acolhidos… Chantal, Guillaume, Jaques, Français, Jean Gui…
E fomos para PARIS para nossa primeira CONFERENCIA DE PRENSA…Tivemos 3 jornalistas:
1)Athur SILVA – Chefe de Redação da RADIO ALFA – uma rádio em português para Franca….Existem 1.500.000 pessoas na Franca falam português… De vários paises de áfrica, de Portugal… www.radioalfa.net
2)Fernando FERNANDEZ-FLORES – Jornalista responsável de assuntos internacionais para a AGENCIA FRANCE-PRESSE (AFP)
3) Annet da Radio LIBERTER
Que durante duas horas ouviram aos indígenas e fizeram perguntas…e gravar entrevistas.
Ayrá: “Quando um índio luta pelos seus direitos leva bala, mas ainda assim nós continuamos lutando”

Atiã: “Nós Pankararu somos a favor da revitalização do Rio São Francisco e não da transposição… A transposição seria só em beneficio só dos políticos, matando o povo: indígenas, riberinhos, quilombolas…” Nós moramos na margem do rio, a três quilômetros, mas não temos água potável e nem irrigação, não temos nenhum projeto de sustentabilidade funcionando, temos os índios passando fome…”
Yakuy: “Nós indígenas estamos cuidando do Planeta mas estamos muitos preocupados com o rumo das coisas, esperamos ter a solidariedade da Franca para revitalizar a Natureza. E no nosso Brasil o governo quer nos tratar como crianças, acham que nos dando um bom-bom vão calar nossas bocas. Para nós os “brancos”são como arvores sem raiz mas cheios de verniz e a justiça é como as cobras só pega quem anda com os pés descalços.”

5 comentários:

nd disse...

Querida amiga,

Nos manda um cartão postal da
França...
Nem tudo ainda está perdido...
bjs

Angela Ursa disse...

Bandeiras, eu não estou na França. Esta matéria foi extraída do site Índios On line. Esses índios foram para lá participar desse fórum. Beijos da Ursa :))

Maria Clarinda disse...

Fabuloso este grito....Obrigada por nos teres dado a conhecer!
Jinhos muitos

Jôka P. disse...

Um beijo pra você, querida Angelita !

Angela Ursa disse...

Clarinda, beijos da Ursa! :))

Jôka, beijos e carinho da Ursa para você também :))