domingo, 31 de maio de 2009

Turismo indígena

Reserva Pataxó da Jaqueira
(Mais informações AQUI)

A natureza reserva para você muito mais que belas paisagens.
Biodiversidade - Preservação - Cultura - Ecoturismo - Educação Ambiental
A biodiversidade da Mata Atlântica é uma das mais ricas do mundo. E também a mais ameaçada de extinção do planeta. A comunidade Pataxó, que sempre habitou essas terras, sabe melhor que ninguém como preservar esse patrimônio natural. Por isso, criou a Reserva Pataxó da Jaqueira, uma área de 827 hectares, totalmente preservada e protegida da destruição do homem. Esse espaço funciona como um importante elo entre os índios, sua cultura e seu habitat e o chamado homem branco. Aberta à visitação, a Reserva oferece uma oportunidade rara para o exercício prático da educação ambiental, além de permitir uma total integração com a comunidade indígena. As visitas são feitas em pequenos grupos e acompanhadas por monitores indígenas, que explicam detalhadamente as características da região, a flora, a fauna e os costumes do seu povo. Nesse passeio, o visitante tem a oportunidade conviver com os índios, conhecer sua alimentação, suas casas e sua forma de vida, além do contato mais próximo com a Mata Atlântica.

O roteiro da visita inclui:
1- Palestra sobre o meio ambiente e cultura indígena;
2- Apresentação de armas e meios de comunicação indígena;
3- Caminhada nas trilhas da Mata Atlântica com estórias
indígenas;
4- Apresentação de comidas tradicionais: peixe na patioba, cauim (vinho de mandioca), beju de tapioca, aipim assado e cozido;
5- Ritual "Kijeme do Pajé"
6- Apresentação de arco e flecha;
7- Dança Indígena.

3 comentários:

Jôka P. disse...

Angela, vim botar a leitura em dia, embora ainda esteja sem internet em casa (até quarta feira, acho).
Estou teclando do trabalho...
Bjs !

Angela Ursa disse...

Oi, Jôka! Que bom receber sua visita! Acabei de deixar recado no Avenida para você. Se a sua internet não normalizar logo, você podia dar queixa no PROCON.
Beijos da Ursa

Anônimo disse...

With great pleasure.