segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Saúvas fazem faxina nas folhas (Foto: Kiniti Kitayama/Divulgação)

Faxina na Floresta
(*Devido a uma pane no computador florestal, a Ursa perdeu muitos arquivos, e-mails e programas. Nesses dias, precisou fazer uma limpeza e arrumação geral no micro).
E falando em arrumação...
____________________________
Saúvas fazem 'faxina' antes de levar folhas para o formigueiro

Comportamento nunca antes visto foi detectado por pesquisadores brasileiros.
Folhas alimentam o fungo que serve de comida para a colônia de formigas.

(Fonte das informações: blog Bio Wilson )

Em um daqueles acasos que só acontece nos laboratórios, pesquisadores brasileiros descobriram um comportamento para lá de curioso nas formigas saúvas. Como ensina toda mãe dedicada, elas fazem uma 'faxina' nas folhas antes de levá-las para o ninho.
O comportamento surpreendeu o pesquisador Kiniti Kitayama da Universidade de Brasília. "É um fato que não havia sido observado, ou se observado, não havia sido publicado em revistas especializadas", afirmou ele ao G1.

4 comentários:

nd disse...

É sempre muito bom vir aqui.

Saudades de ti,
Bjs

Angela Ursa disse...

Amiga Bandeira, obrigada pelo carinho de sempre. Andei com problemas no computador e ainda estou acabando de reinstalar programas, além de estar com trabalhos atrasados. Beijos floridos!

Jôka P. disse...

Angela, já está conseguido ajeitar o seu computador ? O que houve ? Quebrou a placa mãe ? Vírus malvadinhos ?
Torcendo pra que você consiga colocar tudo nos trinques !
Bjs!

Angela Ursa disse...

Jôka, ainda bem que não foi problema na placa-mãe. Foram vários chiliques seguidos do Windows. No final, só aparecia uma tela preta. Deu um trabalho danado para eu conseguir reinstalar o sistema operacional e todos os programas. Perdi todos os meus e-mails, o catálogo de endereços atualizado e outras coisas mais. Agora, ainda bem que já estou quase terminando de instalar o principal. Beijos da Ursa!