segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Folha de plátano

Folha de bordo, árvore da família das aceráceas, que se caracteriza pelas folhas recortadas (foto: William A. Hoch)


FOLHAS DE OUTONO
Folha de plátano e folha de bordo

Plátano ou bordo? Apesar de serem muito parecidas, o símbolo do Canadá, que estampa a bandeira do país é a folha de bordo, que fica avermelhada no outono antes de cair no inverno. O bordo vermelha estilizado que aparece na bandeira representa as matas cobertas por esta folha (que estão concentradas principalmente em Québec e Ontário), enquanto as laterais vermelhas significam os oceanos Atlântico e Pacífico e o centro branco, o território canadense.

_________________________

As cores do outono
(Fonte)
Pesquisa explica porque as folhas ficam vermelhas nessa época do ano

Por que as folhas das árvores se tornam avermelhadas antes de caírem no outono, e por que sua cor é mais viva em alguns anos? Uma pesquisa desenvolvida na Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) propõe uma explicação simples para o fenômeno: "Os pigmentos vermelhos chamados antocianinas que se acumulam nas folhas funcionam como uma proteção contra a radiação solar intensa", diz William Hoch, coordenador do estudo publicado na revista Tree Physiology.

Os pigmentos vermelhos protegem o tecido que realiza a fotossíntese. Durante o outono, as árvores reabsorvem os nutrientes das folhas; para recolher o máximo de nutrientes antes que as folhas caiam, elas precisam da energia gerada na fotossíntese. Contudo, os sistemas que participam da fotossíntese -- muito utilizados no verão -- também estão sendo decompostos e absorvidos no outono.

Além dessa decomposição, a fotossíntese pode ser inibida ainda por uma luminosidade muito intensa. Por isso, logo que a reabsorção de nutrientes se inicia no outono, a concentração das antocianinas aumenta na superfície das folhas. "Esses pigmentos absorvem grande parte da luz que chega às folhas", afirma Hoch. Dessa forma, preserva-se a limitada habilidade das árvores de produzir energia durante o outono.

Além da luz abundante, baixas temperaturas e outros fatores de estresse também provocam o acúmulo das antocianinas nas folhas. A descoberta da equipe de Hoch confirma as observações de que as cores do outono são mais vivas em dias mais claros e nas folhas situadas na parte mais externa das árvores. "As regiões em que o outono é ensolarado e frio exibem folhas muito vermelhas nessa estação", diz Hoch.

Fernanda Marques
especial para CH on-line

9 comentários:

MARCOS DHOTTA disse...

Impossível mes-mo!!! Toda vez que entro por cá, saio acrescido de algo que não sabia. E quanta coisa bonita e ecologicamente correta tenho ainda por aprender. Beijos

MARCOS DHOTTA disse...

Impossível mes-mo!!! Toda vez que entro por cá, saio acrescido de algo que não sabia. E quanta coisa bonita e ecologicamente correta tenho ainda por aprender. Beijos

Angela Ursa disse...

Marcos, obrigada pelo carinho e elogios à Floresta :)) Beijos da Ursa

Janaina disse...

É a estação das cores mais belas...

Janaina disse...

Ursa, até as ávores se estressam e repercute nas folhas,caramba!!!!!
Mas esse vermelho é bárbaro(você sabia que irir s gostar...).
Beijos tristes e floridos...
p.s.:mas tenho uma boa notícia:ganhei no meu trabalho sementes de Ipê amarelo para plantar.
Beijos floridos de novo, mas felizes.

Dani disse...

Nossa, lindo mesmo!
A natureza é surpreendente, sempre produz coisas impressionantes...
Maravilhosas as fotos do post abaixo também!

Bjs...

Angela Ursa disse...

Janaina (do Alfarrábio), é verdade. Esse colorido é mais intenso nos países e regiões com estações acentuadas. Aqui no Brasil, nosso outono passa meio despercebido.
Beijos!!
PS: Tô viciada naqueles joguinhos do Facebook (risos)

Janaina (do ASSUNTOS ETC), pois é, até as árvores se estressam, pode? :)) Então você vai plantar um ipê amarelo. Que beleza!! Torço para que ele fique bem lindão. Beijos floridos da Ursa :))

Dani, a natureza é cheia de surpresas bonitas, apesar dos maus-tratos que sofre. Beijos da Ursa!

Jôka P. disse...

Seu blog está tão lindo que poderia até virar um livro, Angela !

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, obrigada pelo elogio à floresta da Ursa. Beijos floridos e muito carinho! :))