terça-feira, 27 de abril de 2010

Clique aqui para iniciar aplicativo em flash

A Canção do Sistema Solar

Arte e Astronomia
(
Fonte)

Ideia do pessoal do White Vinyl Design, que produziu música ao considerar os planetas cruzando uma corda sonora imaginária. Esta corda parte do Sol e vai até os confins do Sistema Solar. O ponto onde cada planeta intercepta a corda gera um som que depende da frequência orbital do planeta. Plutão ainda está inserido, isto é bom porque ajuda a contribuir com suas notas musicais.
Na verdade, já há uma obra musical criada em homenagem aos planetas do Sistema Solar. Trata-se da suíte “
Os Planetas” composta entre 1914 e 1916 pelo compositor britânico Gustav Holst. Esta obra é composta de 7 movimentos, um movimento para cada planeta.
A Terra está excluída, uma vez que esta obra tem um contexto astrológico, ou seja, parte da ideia da influência dos Planetas sobre nós. Além disso, Plutão também não está incluído, uma vez que este só fora descoberto em 1930. Daí os 7 movimentos iniciais.
Plutão foi adicionado mais tarde (em 2000) pelo compositor britânico
Colin Matthews. Como Plutão foi rebaixado à categoria de planeta-anão, de repente terão que rever este puxadinho na obra de Holst.
Clique no link para assistir a uma apresentação de parte desta obra (Júpiter) pela
Orquestra Filarmônica de Osaka.

5 comentários:

Jaqueline Sales disse...

4o. blog visitado e que fala de astros, planetas e afins... não é coincidência não! É certeza de que somos partículas das estrelas, por isso alguma coisa boa ainda temos antes de destruirmos tudo.

BeijUivooooooooossssssss da Loba

Angela Ursa disse...

Amiga Loba, que interessante saber que outros blogs também falaram recentemente sobre planetas. Beijos floridos! :))

Tertúlias... disse...

Como somos ínfimos, nao é?

Hanah disse...

Olá Angela, já conhecia o link mais não conhecia a explicação, se me permite vou abduzi-la e repassar em breve no meu novo blog, sobre astrologia, com a devida "conjunção".

Bjos

http://stelium.blogspot.com/

Angela Ursa disse...

Hanah, fique à vontade para utilizar o texto deste tópico. Beijos da Ursa!