quarta-feira, 5 de outubro de 2005

Harpia - A mais extraordinária águia do mundo (Fonte)
A harpia (Harpia harpyja) é a mais forte ave de rapina do planeta. Povoa vários países da América do Sul e América Central, mas o Brasil é sua principal morada.
O macho possui em média 60 cm de altura e pesa 4,8 a 6,0 kg, já a fêmea possui 90 cm de altura e peso aproximado de 7,5 a 9 kg, com envergadura de asa de até 2 metros, quase o dobro do tamanho da águia americana, símbolo dos EUA.
Maior e mais forte, cabe a fêmea a captura da caça pesada, como preguiças, macacos-prego, filhotes de veado; já foi vista capturando um macho adulto de bugio, com peso de 6,5 kg. Com tamanho menor, o macho é mais ágil e captura presas menores e mais rápidas, como siriemas, tatus e cachorros-do-mato. Possui uma coloração acinzentada, um imponente e maravilhoso cocar sobre a cabeça e um disco facial, que ajuda a melhorar sua audição. Com um bico de robustez incomparável e garras poderosas com unhas que medem até 7 cm, maiores que a do urso pardo norte-americano, a harpia é capaz de capturar sua presa em uma árvore sem interromper o vôo!
Na natureza, constrói seu ninho em árvores altas com pilhas de galhos. A fêmea põe dois ovos entre setembro e novembro, mas geralmente só um filhote sobrevive. Este atinge a maturidade sexual e plumagem adulta somente ao 5 anos de idade.

O Zoológico de São Paulo possui 6 casais de harpia, que são tratados com alimentação específica, e estão alojados em recintos amplos, com ninhos altos, que imitam o seu habitat natural, para melhor acomodá-los e incentivar sua reprodução.
Por ocorrer em quase todo o Brasil, a harpia recebe muitos nomes regionais, como gavião-real, águia-real, gavião-de-penacho e denominações indígenas, uiraçu e canoho. Estes mesmos índios a veneram como o espírito mais valente da floresta, a mãe de todos os pássaros.
Mas infelizmente a destruição das florestas a tem tornado autêntica raridade em diversas partes do Brasil, e é extremamente importante a preservação de seu habitat, para que no futuro, a senhora dos ares, gigante guerreira das florestas, continue existindo. E nós tenhamos orgulho em dizer que em nosso país existe "a mais extraordinária águia do mundo"!!!
(Guilherme Augusto Domenichelli, Estagiário do Setor de Aves)

4 comentários:

Jôka P. disse...

UM BEIJO nesse post !!!!

JÔKA não deixa post sem beiJÔKAs !!!
SMACK !!!!
:)
SMACK !!!
:)
JÔKA P.

Angela Ursa disse...

Querido Jôka, muito obrigada por tanto carinho! Beijos florestais perfumados para você também!! :))

Saramar disse...

Ursa, bom dia.
Que linda a hárpia. Acredita que eu nunca tinha visto uma foto delas. E o nome indígena é pura poesia.
Beijos

Angela Ursa disse...

Amiga Saramar, é difícil mesmo a gente encontrar fotos da hárpia. É um belo pássaro! Beijos florestais!