sábado, 11 de fevereiro de 2006

(Fonte da imagem)

Empresa usa cascas de amendoim para produzir energia e água potável (Fonte)
Quem poderia imaginar que cascas de amendoim serviriam como fonte de energia e de água potável? Pois é. Uma empresa canadense, a Surya Ventures, desenvolveu uma planta protótipo que torna isso possível, ao mesmo tempo em que processa amendoim cru sem casca em óleo e alimento de alto valor protéico.
A planta gera sua própria energia, não precisa de combustível a diesel ou rede de eletricidade, e por conta disso, pode estar localizada em qualquer lugar, incluindo em regiões remotas onde não existe suprimento de energia.
As cascas de amendoim (um recurso de energia renovável) são queimadas numa caldeira onde o vapor é utilizado para produzir eletricidade e calor. A caldeira tem queimado com muito sucesso raspas de madeira, serragem e forragem de milho.
Especificamente desenvolvido para empresários de pequena escala em países em desenvolvimento, este sistema processa 6 toneladas de amendoim sem casca em 24 horas.
“Um importante benefício é a habilidade de produzir água potável para até 10 mil pessoas e água quente para 500 pessoas. Este sistema está posicionado para entregar imediatamente infra-estrutura de energia e de água para áreas rurais, com um escopo considerável para aperfeiçoamentos na saúde e na qualidade de vida. Cada sistema geraria até 100 trabalhos rurais, explica Rajan Patel, da Surya.

2 comentários:

Matilda Penna disse...

Lindo isso, não ter ainda medo dos humanos e o passarinho é bonito, vi fotos dele em algum lugar.
E melhoras para sua cadela, que ela fique boa logo.
Beijos, :).

Angela Ursa disse...

Amiga nanbiquara, obrigada! :)) Beijos da Ursa