sábado, 26 de maio de 2007

polvo dumbo
medusa Benthocodon pendunculata

Fotos mostram criaturas bizarras do fundo do mar
(Fotos e informações extraídas do site: BBC Brasil )

Monstros marinhos, fósseis vivos e seres fluorescentes que habitam as partes mais profundas do oceano podem ser vistos pela primeira vez em imagens registradas pela jornalista e cineasta francesa Claire Nouvian.
Graças ao avanço tecnológico nas câmeras, luzes e fotografia digital, ela conseguiu revelar em detalhes sua jornada pelo escuro leito do oceano, em profundidades que chegam a sete quilômetros.
"Foi como se um véu tivesse sido levantado, revelando pontos de vista inesperados, vastos e mais promissores", diz Nouvian.
O resultado do trabalho está no livro The Deep, lançado este mês no Reino Unido e nos Estados Unidos. São 220 fotografias de seres bizarros e surpreendentes, acompanhadas de textos escritos pelos maiores especialistas em oceano profundo no mundo.

Mundo desconhecido
Os oceanos oferecem 99% do espaço onde a vida pode se desenvolver na Terra e o oceano profundo, imerso na escuridão, ocupa 85% dos mares, formando um dos maiores e mais desconhecidos habitats do planeta.
As estimativas atuais do número de espécies a serem descobertas variam entre dez e trinta milhões.
No livro The Deep, Craig M. Young, do Oregon Institute of Marine Biology, escreve que a diversidade biológica no leito do oceano "pode exceder aquela da Floresta Amazônica e da Grande Barreira de Corais juntas".
Mas apesar das imagens reveladoras e surpreendentes da publicação, apenas 5% do leito do oceano já foram mapeados com algum detalhe, o que deixa muito trabalho para a próxima geração de exploradores marinhos.

6 comentários:

Anônimo disse...

Mas quanta bichona no post de sexta -feira,creeedooo!!!!!!!!!
O polvo dumbo parece que está usando um sapato,você não acha?
Beijos ,
Janaina de Almeida.

Anônimo disse...

Arara,ararinha, leva para longe a minha dor de cabecinha...

Angela Ursa disse...

Janaína, é verdade, foi o festival dos bichos na Floresta! :)) Beijos!

Jôka P. disse...

Uma semana ótima pra você e os amigos da sua floresta, Dona Ursa !
Bjs!

Angela Ursa disse...

Jôka, para você também! :)) Beijos carinhosos da Ursa!

Tom disse...

Ursa,
Quantos segredos terão os sete mares?
Beijos "diferentes"...
Tom