terça-feira, 3 de junho de 2008


Campanha "Meia Amazônia Não!"
Existe um projeto de lei em aprovação que é um sinal verde para que as motosserras e correntões acelerem o desmatamento da Amazônia. Se você acha que esse é um problema distante, saiba que a floresta é responsável por grande parte das chuvas do Sul e do Sudeste que abastecem a agricultura do país, a geração de energia e nossas represas. Além disso, a Amazônia é fundamental para combater as mudanças climáticas. Parece exagero, mas a situação é grave. Falta de informação e oportunismo resultaram nesse projeto de lei absurdo.

Desmatamento na Amazônia é do tamanho da cidade do Rio
(Fonte: Do Diário OnLineCom - Agência Brasil )

O Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Nacionais) divulgou na tarde desta segunda-feira os números sobre o desmatamento na Floresta Amazônica, no mês de abril. Segundo o Deter (Detecção do Desmatamento em Tempo Real), aumentou o desmatamento em relação ao mês de março.
Em abril, foram 1.123 km² da Floresta Amazônica que sofreram corte raso ou degradação progressiva. A área é equivalente à cidade do Rio de Janeiro - 1.182 km². No mês anterior, esse dado foi somente de 145 km².
A grande diferença se deve ao fato de 69% do Mato Grosso (78% no total), em março, não ter sido observado pelos satélites, por causa da presença de nuvens. No mês de abril, 794,1 km² foram devastados somente nesse estado, que não foi avaliado em apenas 14% do território (53% no total).
Roraima é segundo estado com maior desmatamento com 284,8 km² com 18% de sua área encoberta. O Deter apura apenas desmatamentos com área maior que 25 hectares, por conta da resolução dos sensores espaciais. Entretanto, devido à cobertura de nuvens, nem todos os desmatamentos maiores que 25 hectares são identificados pelo sistema.

3 comentários:

nd disse...

Oi, bom dia,

Parece que querem acabar mesmo com a Amazônia, é q fome de dinheiro.

PS Junho é mês dos namorados, melhor não esquecer,
bjs

Angela Ursa disse...

bandeiras, quando não desmatam, compram parte da Amazônia. E nada é feito para impedir isso.
PS: É verdade, dia 12 está chegando aí :)) Beijos da Ursa

Janaina disse...

Achei isso é um absurdo.
É nossa. E pronto.