domingo, 8 de junho de 2008

Marcos Palmeira faz programa que dá voz e câmeras a índios
(Marcelo Manzatti, São Paulo (SP) · 3/6/2008 11:16 - Fonte:
Boletim Famaliá )

Ator diz que personagens de sua série são "os excluídos do mundo capitalista"
DA REPORTAGEM LOCAL
Depois de um maio em que índios entraram em conflito com arrozeiros em Roraima, invadiram prédios públicos e protestaram contra a construção de uma hidrelétrica no Pará, estréia um programa "feito por eles e para eles".
A definição de "A'uwe" (povo indígena) é de seu apresentador, Marcos Palmeira, 44, para quem os índios estão "largados, abandonados, são os excluídos do mundo capitalista". "Para terem chegado àquele nível de radicalismo no Pará [um engenheiro da Eletrobrás foi atacado a facões e sofreu um corte no braço], é porque estão sob pressão há muitos anos. Se você pensar que eles viviam no litoral, foram expulsos para o interior e, hoje, estamos lá encostando neles, olha como avançamos! Fica parecendo que os índios travam o desenvolvimento. Mas que progresso é esse?" Palmeira se interessou pelo tema aos 16 anos, quando visitou uma aldeia xavante em Mato Grosso e recebeu o nome de Tsiwari (sem medo). O reencontro está em "Expedição A'uwe - A Volta de Tsiwari", documentário de 2004 que inicia hoje o programa da TV Cultura. Nos próximos episódios, os índios migrarão para trás das câmeras, documentando seus rituais e suas rotinas. Quem tiver registros em vídeo dos povos nativos também poderá mostrá-los em "A'uwe". Ainda no terreno indígena, Palmeira prepara o documentário "Terra dos índios 2", regresso às aldeias visitadas por seu pai, o cineasta Zelito Viana, em meados da década de 70. "Várias lideranças que apareciam no filme foram assassinadas nos últimos 20 anos. A idéia é ver como vivem hoje essas comunidades e o que se descobriu sobre esses crimes." (LUCAS NEVES)
(A'UWE: 3/06/08, às 18h, TV Cultura)

4 comentários:

Anônimo disse...

Admiro quem faz de seus sonhos, realidade.
Queridamiga, estou de volta.
dias lindos
beijos

Angela Ursa disse...

Márcia Clarinha!! Que ótima notícia!! Fiquei contente com a sua volta! Beijos e carinho da Ursa :))

Jôka P. disse...

Um beijo pra você, minha querida Dona Ursa, e o meu carinho pra todos os seres encantados e encantadores da sua floresta !

Angela Ursa disse...

Jôka, beijos floridos e muito carinho para você também!! Os felinos da Floresta mandam miados doces para Cindy :)) Beijos para Gigi também!