quarta-feira, 1 de abril de 2009

O mosquito Hg. janthinomys, considerado o principal vetor da febre amarela no Brasil


Casos de febre amarela no interior de SP

(Fonte das informações: Entrelinhas.com - 01/04/2009 )

Vacinação contra Febre Amarela atinge mais de 105 mil habitantes

De acordo com a 9ª passagem de dados da Secretaria de Saúde de Botucatu, referente ao dia 31 de março, a imunização atingiu 105.673 pessoas, que representam 82,30% da população.
Foram registradas oito mortes por febre amarela na região centro-sul do estado de São Paulo neste ano.
Na região de Botucatu e Avaré, foram constatados 18 casos da doença, segundo o boletim técnico do Ministério da Saúde.
A maioria das mortes ocorreram em Piraju, totalizando seis casos obitos e 42 notificações da doença. Piraju está sendo nebulizada com veneno para evitar a urbanização da febre amarela.
Em Sarutaiá, morreu uma pessoa e Itatinga, outra. A Faculdade de Medicina não comprovou a morte em Itatinga, de uma moça de 22 anos por febre amarela. A causa investigada atualmente é uma infecção urinária.
::
: : SE VIAJAR PARA AS REGIÕES DE
: : BOTUCATU/AVARÉ, VACINE-SE ANTES
::
Quem for passar o feriado de Páscoa na região de Botucatu, Bauru, Piraju, Sarutaiá, Avaré, Cerqueira Cesar e Itatinga, deve tomar a vacina contra a febre amarela preferencialmente até esta quarta-feira [1º].
Este ano, já foram registrados 18 casos da doença em 20 municípios. Itatinga, Piraju e Sarutaiá são as cidades onde ocorreram mortes e num raio de 30 quilometros desses municipios, preventivamente deve-se tomar a vacina.
::
REAÇÕES ALÉRGICAS
::
Depois da campanha em massa de vacinação na cidade de Botucatu, os postos de saúde estão ficando lotados de pacientes com reações alérgicas à vacina.
Febres altas, dores musculares, ansias e vomitos, dores no pesçoco e cabeça, são alguns dos sintomas mais relatados.
::

CAMPANHA CONTINUA
A Secretaria de Saúde, comunica que a Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela prossegue em todas as Unidades Básicas do município e também no posto volante montado na Praça Emílio Pedutti [Bosque], até às 17 horas
_________________________
FEBRE AMARELA. O QUE É ?

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África.

Qual o microrganismo envolvido?
O vírus RNA. Arbovírus do gênero Flavivirus, família Flaviviridae.

Quais os sintomas?
Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Como se transmite?
A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.

Como tratar?
Não existe nada específico. O tratamento é apenas sintomático e requer cuidados na assistência ao paciente que, sob hospitalização, deve permanecer em repouso com reposição de líquidos e das perdas sanguíneas, quando indicado. Nas formas graves, o paciente deve ser atendido numa Unidade de Terapia Intensiva. Se o paciente não receber assistência médica, ele pode morrer.

Como se prevenir?
A única forma de evitar a febre amarela silvestre é a vacinação contra a doença. A vacina é gratuita e está disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos. A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo. A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos).

Fonte: Ministério da Saúde

Clique aqui e saiba mais!

3 comentários:

Jôka P. disse...

Angela, aqui em Copacabana ultimente tem tido muitos mosquitos (em certas épocas, principalmente quando chove) e a gente tem que ter sempre em casa um kit anti mosquito: Inseticida spray e repelente Autan.
Além de ter que manter as janelas sempre fechadas...
Bjs!

Angela Ursa disse...

Jôka, no Rio, tem muito mosquito sim. Minha mãe sempre reclama disso. Mas a preocupação maior no Rio é com a dengue. Ainda bem que não tem febre amarela. Beijos da Ursa

janaina de almeida disse...

Também acompanhei os jornais esses dias e há crianças morredno de febre amarela.Mas o pouco que observei é que houve óbitos mais por falta de recursos.Beijos floridos, estou meio melancólica, mas vai passar,beijos.