


Álbum inédito conta história dos índios brasileiros
(Fonte: Blog dos Quadrinhos)
Uma história em quadrinhos inédita conta a trajetória dos índios brasileiros antes, durante e depois do descobrimento. O álbum está quase pronto para ser publicado e é negociado com quatro editoras.
O álbum conta a história de pelo menos 12 tribos. Nesta e nas próximas duas postagens, há imagens dos kayapó, dos xavante e dos kreen-akarore. As imagens são mostradas em primeira mão pelo Blog dos Quadrinhos.
A trajetória cronológica dos índios foi narrada por Sergio Macedo, desenhista brasileiro mais conhecido no exterior do que por aqui. Ele morou dois meses no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.
A experiência foi no início de 1987. O álbum também começou a ser produzido nessa época.
"Desde criança, minha paixão eram os índios", diz o desenhista. "Meus pais diziam que eu era adotado por índios. Eu adorava."
A realização do sonho de criança rendeu muitas histórias. Uma delas já inspirou um álbum em quadrinhos, "Xingu!", lançado na França em 1989. A obra tem o cacique Raoni como um dos personagens.
Sua fonte de informação eram as histórias de vida ouvidas nas diferentes aldeias. Os relatos passam de geração para geração, de tribo para tribo.
"Os índios se intervisitam", diz. "As tribos se comunicam muito. Aprendi com os diálogos entre um índio e outro."
O álbum inédito, segundo ele, vai reunir todos esses relatos, tribo por tribo.